terça-feira, 3 de junho de 2008
Quando o lixo vira luxo
Alessandra sl Nascimento
Maninha é uma senhora que cultiva um jardim há décadas. É dessas pessoas, que de tempos em tempos, contrata um jardineiro e dá-lhe poda , folha , lixo, tudo para ter um jardim limpo de folhas e coisas velhas. Desta vez, ia ser uma limpeza e tanto, tinha até alugado uma caçamba.
Sabendo, que sua prima Martha , adora plantas, comentou com ela , o que estava por fazer. Combinaram dia e hora e assim fizeram.
Quando Martha chegou , o jardineiro já tinha começado seu trabalho, corta dali, poda daqui, cata entulho, pega tudo que não presta e joga caçamba adentro. Até a Hera,a unha de gato, trepadeira que revestia o muro, ia ser arrancada desta vez, era para pegar a tal, que Martha estava ali. Martha, olhou dentro da caçamba e viu um vaso, devia ter uns 30/40 anos, no seu interior , raízes e terra, resquícios de um passado de serviços naquele jardim. Rapidamente, chamou o jardineiro e pediu que ele pegasse de volta o vaso. Ele, admirado, disse: -Dona, a senhora tem certeza que quer mesmo aquele vaso ? Quero sim , ela disse. Maninha , também se admirou , afinal , o que será que sua prima tinha visto naquele vaso?
Martha viu naquele vaso sujo , feio , cheio de buracos e imperfeições , algo que ele poderia ser. Não viu as circunstâncias, o momento. Não viu só sua aparência. Mas, conseguiu perceber que se investisse tempo e desse um trato naquele vaso , poderia fazer daquele lixo , um objeto digno de um antiquário, um luxo.
E , assim ela fez, lavou, pintou, de forma que o vaso ficou irreconhecível. Ninguém ,a não ser Martha ,sabia que por trás da beleza de agora, existiu um vaso caroquento, cheio de lodo, esburacado. Um vaso sem nenhum valor, que agora era admirado por todos que o viam .
Com seu bom humor, Martha , ainda brinca: - Será que agora a Maninha vai querer o vaso de volta?
Contando –me esta , Martha e eu começamos a pensar na vida e no vaso. Se , a gente conseguisse ver além da aparente feiúra das pessoas... Se a gente conseguisse ver além das coisas feias que as pessoas tem...O que uma pessoa pode ser se a gente investir e valorizar a beleza escondida dentro de cada ser Humano...
Tantas lições podemos aprender com aquele vaso roto, que agora está novinho e destacado!!!
Lembramos, de uma passagem bíblica, que diz que o SENHOR DEUS faz novas todas as coisas, e de outra, que diz que nós somos como vasos nas mãos do oleiro , que é DEUS.
E , se nós imperfeitos como somos, conseguimos fazer do lixo , um luxo, mais fará DEUS, se o deixarmos agir em nós. Além de restaurar as nossas vidas, ELE nos capacitará para sermos instrumentos dele na restauração de muitos.
Só ELE pode fazer a obra de maneira perfeita e completa. Concluímos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário